Bom, é o relatório que vocês queriam, não é?

Publicado em May 13, 2008 – 6:30 pm | por GraveHeart |

Não sei já comentei por aqui (pelo menos, não encontrei nada no histórico), mas durante mais ou menos um ano a empresa contratou um terceiro[bb] com a árdua missão de migrar nosso antigo sistema Clipper + DBF para uma plataforma mais ‘atual’, com todas as vantagens e facilidades que essa nova plataforma traria (a saber, facilidade de criação de relatórios e pesquisas). O contratado, por fumar em torno de dois maços de cigarro durante o expediente, recebeu o apelido simpático de “Canceroso[bb]“. Canceroso, como programador, era… bom, era um ótimo usuário. É o tipo de ‘profissional’ causador de WTF’s que já devia ter sido mais citado aqui….

Tudo, da contratação até o último momento do Canceroso na empresa, foi uma sucessão de boas idéias mal executadas. Pra começar, ele foi contratado durante minhas férias, sendo que não tive qualquer envolvimento no processo de seleção. E, ao invés de definir o pagamento por projeto (muito mais coerente, já que ele só foi contratado para isso) Canceroso iria receber POR MÊS. Sim, isso mesmo: quanto mais ele enrolasse no projeto, mais ele receberia. E, assim, de Janeiro a Agosto, tudo o que Canceroso nos deu foi uma tela de login e um menu, que demoravam quase cinco minutos para serem mostrados na tela. Isso, porque tudo deveria rodar sobre Tomcat[bb] e base de dados Firebird[bb], em um servidor que (na época) era de dar inveja.

E, não, eu não tinha qualquer poder de veto sobre a presença dele na empresa ou no projeto. Quando muito, tinha que ficar desfazendo algumas das loucuras que ele aprontava, antes que atingissem os usuários.

Mas, de todas as boas histórias que Canceroso trouxe, a melhor de todas foi quando em Novembro, quando os ânimos já estavam bem exaltados na Diretoria pelo atraso no projeto, ele apareceu com um relatório de vendas no sistema que deveria, a princípio, mostrar que o trabalho estava em andamento, e seria possível entregar todo o projeto a tempo.

OK, reunião marcada, ele entra no sistema (5 minutos) acessa o relatório através do menu (5 minutos) e mais uns 5 minutos depois, tinhamos na tela uma lista do total de vendas (em R$) dos últimos três anos, separados por mês. Tudo isso em um belo layout (no IE), fruto do trabalho árduo de um dos 6 estagiários que passaram por ele durante todo o projeto. Legal, mas… Dá pra selecionar os meses que queremos ver? Não, e vai ser dificil implementar. Dá pra selecionar os anos? Não, e vai ser mais complicado ainda. É possível ver apenas os resultados de uma categoria de produtos, ou de um produto em especial? Não, teria que ser em outro relatório, ainda mais complexo. Resumindo: era só aquela tela, com aqueles dados. Se quisessem mais, era ’só’ continuar com o projeto em andamento.

A Diretoria ficou impressionada, mas eu ainda estava com a pulga atrás da orelha. O Canceroso sabia que os relatórios deveriam ser os mais dinâmicos possíveis, e o que tínhamos era apenas uma tela estática. E qualquer um que já tenha trabalhado com SQL[bb] sabe que fazer essas pesquisas é trabalho de segundos, dependendo de como o banco de dados foi desenhado. Resolvi investigar um pouco, e acessei o banco de dados: Tabela de produtos vazia. Tabela de pedidos de venda vazia. Mas havia uma tabela “Relat01″ com vários dados.

Não foi preciso muita investigação para entender o que havia rolado. O que Canceroso fez foi pegar uma planilha de vendas feita pelo Gerente Financeiro da época, exportar para o Firebird, e gerar a saída na tela, com vários efeitos em javascript e DHTML. Estava feito o relatório.

E, mesmo com a Diretoria sendo informada disso, Canceroso ainda ficaria mais dois meses na empresa……

Technorati Tags , , ,

  1. 5 Responses to “Bom, é o relatório que vocês queriam, não é?”

  2. Por Rodrigo Reis on May 13, 2008 | Reply

    Não tem jeito, e depois nós temos que arrumar a merda dos outros.

    Grave… o WTF esta com os acentos trocados por ??? no Google Reader.

  3. Por GraveHeart on May 13, 2008 | Reply

    Ué, acabei de verificar no meu GReader, tá tudo normal….

  4. Por Marcelo Rodrigo on May 15, 2008 | Reply

    Cara, já passei por isto e a vontade que eu tinha era de matar o cara, que raiva =)

  5. Por Rafael Arcanjo on May 19, 2008 | Reply

    A diretoria é esperta hein …

  6. Por Aidemin on May 28, 2008 | Reply

    A geralmente quer ver o que pediu. O cara apenas foi oportunista e canalha o bastante pra dar especificamente o que os caras pediram inicialmente. Quer mais? Pague que o cara faz… É ridículo.

Publique um comenário

Sobre

Você trabalha com TI? Já teve que aguentar todo tipo de loucura dos usuários? Já encontrou bugs nefastos em sistemas utilizados na empresa? Já passou por situações onde a única coisa que passou pela sua cabeça foi "What the fu#!@ck?"

Ótimo, nós também! Compartilhe suas histórias conosco!

Quer assinar o feed?

 Assine pelo navegador Ou, receba novos WTF's diretamente por email:
Digite o seu email:  

Procurar

BlogBlogs.Com.Br